Onde começa a saúde?

(Dra. Karen Câmara)

qualidade_de_vida

A saúde começa com uma boa alimentação? Com um estilo de vida saudável? Começa no pré-natal? Nos genes que herdamos dos nossos pais? No acesso aos serviços de saúde?

Algumas pessoas acham que saúde é como dinheiro. Podemos nascer ricos ou pobres de dinheiro. Ao longo da vida, podemos trabalhar para manter ou aumentar nossos recursos materiais assim como podemos malbaratar nosso dinheiro e ficar pobres. A saúde é semelhante.

O que seria nascer rico em saúde? Começa quando recebemos genes bons e saudáveis de nossos pais. Muitas doenças são determinadas pela genética, podendo se manifestar antes mesmo do nascimento da criança, ou em idade mais avançada, enquanto outras só se manifestam quando encontram um fator desencadeante. Como são escolhidos os genes que vão formar o bebê? Alguns acham que é por acaso, outros acreditam que é Deus, há pessoas que dizem que é o destino. O que você acha?

Mesmo que os genes do bebê que está em formação sejam muito bons, se não houver um ambiente saudável para ele dentro da mãe, a saúde dele corre risco. Se a mãe tiver hábitos saudáveis, assistência adequada no pré-natal e não apresentar infecções durante a gestação, as chances de o bebê nascer com saúde são muito maiores.

Os primeiros anos de vida são extremamente importantes para o desenvolvimento físico e psíquico do ser humano. Alguns estudos apontam para o fato de que a falta de proteína na alimentação da criança nos primeiros anos de vida pode afetar permanentemente sua inteligência, assim como um aporte insuficiente de cálcio na alimentação prejudica a formação de seu esqueleto. Amor, carinho, atenção fazem parte dos cuidados maternais essenciais para uma boa saúde psíquica na infância, o que terá repercussões pelo resto da vida. Tanto o excesso como a falta desses cuidados podem ter consequências negativas na saúde psíquica.

Ao longo da vida, a saúde de uma pessoa pode melhorar ou piorar. Isso depende do ambiente em que ela vive, do tipo de trabalho que faz e do seu estilo de vida. Digamos que uma pessoa nasça com bons genes mas esteja acima do peso, tenha uma dieta onde predominam alimentos industrializados, gorduras, açúcares e não faça exercícios físicos. Ela então reúne diversos fatores que aumentam suas chances de desenvolver obesidade, hipertensão arterial, diabetes e todos os problemas decorrentes dessas doenças.

Se a pessoa for ao médico, ela pode receber a orientação que precisa para reverter o quadro acima e voltar a ter uma boa saúde. Será que a saúde começa, então, pelo acesso aos serviços médicos?

Ou será que a saúde começa pelo acesso à informação? Nesse caso, a saúde começaria pela educação. Há alguns anos, em um país oriental onde a mortalidade infantil era muito alta, foi implantado um programa para educar as mães. Depois de alguns anos, observou-se uma redução significativa da mortalidade infantil como consequência direta dessa educação de mães, sem que a renda dessas pessoas tivesse aumentado ou as outras condições tivessem se alterado. Portanto, é possível melhorar a saúde através da melhoria de um único fator, a educação.

Se a saúde começa pela educação, é aí que os esforços devem ser concentrados para melhorar a saúde das pessoas. Isso é basicamente o que os médicos fazem. Eles informam, orientam, recomendam, instruem. Infelizmente isso ocorre, na maioria das vezes, quando a pessoa já está doente, ocasião em que procura um médico.

Portanto, de acordo com esse raciocínio, a saúde deveria começar antes, em casa e nas escolas, através da educação e de forma preventiva. Qual é sua opinião?

Escreva aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s