O perdão e a aparência

(Padre Jeferson Luis Leme)

perdao99

Texto bíblico: Evangelho: Lc 7,36—8,3

É o terceiro texto que estou escrevendo para o nosso Blog. É claro que é o começo de muitos. Porém penso que cada vez mais estou me convencendo que Jesus está sempre nos ensinando a vivermos na empatia e lhe dar com as nossas tendências e às vezes a permanência no egocentrismo.

É fato que Jesus sempre buscou e conseguiu viver o seu lado empático, e com méritos, diga-se de passagem. Lembrando dentro das nossas estruturas psíquica Ele é 95% empático. Ou seja, na nossa condição humana parece impossível chegar ao nível de Jesus. No entanto, podemos nos aproximar de Jesus, assim como Ele mesmo fala; “… vós podereis ser deuses…” parece loucura, ser um deus? Não é loucura, é condição que temos pra chegar. Paulo na carta aos Gálatas diz que “Eu vivo, mas não eu, é Cristo que vive em mim.” (Gl 2, 20). Por isso que não é loucura.

O trecho do texto bíblico, relata sobre o perdão e a aparência. O perdão de Deus tem uma finalidade especifica para nós que é tirar o pecado e seus efeitos da vida da pessoa. A pessoa quando está na condição de pecado (egocêntrico), gera a angústia, o peso e o sentimento de culpa que intranquiliza o coração e desestabiliza a harmonia interior (não havendo a negociação). Por isso que o pecado se torna um veneno que se espalha por todo o corpo produzindo de modo lento e eficiente à morte espiritual na vida da pessoa.

Os efeitos mortais do pecado correm pelo corpo dos nossos sentimentos, da emoção, das escolhas, das decisões da vida pessoal… Como ácido, vai abrindo feridas, destruindo e esfacelando a harmonia interior. O veneno do pecado corrói a vida pessoal a partir de dentro pra fora (doenças somáticas). Por isso, a verdadeira reconstrução da harmonia espiritual, destruída pelo pecado, só pode ser refeita pela e na dinâmica do perdão.

O perdão de Deus que refaz a harmonia interior precisa ser buscado, a exemplo da mulher que chora aos pés de Jesus. O primeiro passo é reconhecer o pecado “eu pequei” (significa sair das aparências), diz o choro da mulher aos pés de Jesus. O reconhecimento do próprio pecado acontece através do confronto com a Palavra e diante de alguém que conhece e vive a Palavra.

O segundo passo, depois do reconhecimento, é a intercessão do perdão de Deus quando se coloca em oração diante de Deus (aqui vale pra nós a elaboração e a negociação das nossas tendências), examinando sua consciência, seja sozinho, como a mulher (Evangelho), seja ajudada por uma pessoa de Deus. O reconhecimento do pecado pode provocar sentimentos de pesar e de arrependimento, como o choro da mulher aos pés de Jesus. Isso significa buscar a humildade interior que é necessária para sairmos da condição de aparências.

A busca do perdão começa dentro de nós. Reconhecendo nossa imperfeição, arrependendo-se de nossas atitudes egocêntricas. Nesse caso temos que buscar a humildade em nós para sairmos da condição do pecado pela ajuda do perdão e do perdão de si mesmo. Lembre-se, reconheça sempre suas imperfeições, arrependendo-se, perdoando-se sem desenvolver culpas. Quando isso não acontece, estamos na aparência, isto é, existindo e não vivendo.

Quando existimos (aparência), permanecemos no egocentrismo, não compreendendo os porquês da vida, reclamando, procurando um culpado do nosso fracasso emocional e espiritual, julgando as pessoas e as comparando. Quem sempre busca o perdão de si mesmo e perdoa os outros, com certeza está na condição de felicidade e na empatia daquilo que Jesus nos ensina.

Termino com Aristóteles dizendo: “Ninguém é dono da sua felicidade, por isso, não entregue sua alegria, sua paz, a sua vida nas mãos de ninguém, absolutamente de ninguém. Somos livres, não pertencemos às outras pessoas, como também não podemos querer ser donos dos desejos, da vontade ou dos sonhos de quem quer que seja.” Até breve!!!

Escreva aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s