Auto-estima e necessidade de reconhecimento, continuando…

(Sonia Pedreira de Cerqueira)

auto-estima

Já ouviram falar em aumentar a auto-estima de alguém? Eu ouço muito tal expressão. Mas aumentar auto-estima de alguém até chegar em que nível? Na verdade o que precisamos é ter uma auto-estima estável.

A auto- estima baixa se caracteriza por determinados comportamentos de espera do indivíduo. A pessoa que tem a auto-estima baixa precisa ser reconhecida e motivada para que fique satisfeita e estabilize sua auto-estima. Ela espera receber algo de alguém o tempo todo para ficar bem. O dia em que ela não é reconhecida , sua auto-estima volta a baixar.

Do lado oposto, temos aqueles que tem a auto-estima elevada. Aqueles que se acham o máximo! E parece que o mundo contribui ainda mais para que eles se sintam em pleno estado de superioridade em tudo. Vivem recebendo elogios. Mas esta auto-estima alta tem o mesmo problema da auto-estima baixa: o indivíduo fica acostumado a se sentir o máximo e a receber elogios. O dia em que ele comete um erro e leva “uma simples chamada” do chefe, seu mundo cai. Segue-se ao mundo caído uma série de reclamações sobre chefes e colegas, uma série de desculpas e uma série de culpados pelos seus erros. O mundo, neste momento se torna injusto e ele, coitado, se sente a verdadeira vítima . Sua auto-estima de alta, vai a baixa em um segundo.

auto-estima-263x300

Na verdade, o ideal mesmo é mantermos nossa auto-estima estável. Podemos receber um elogio e ficarmos felizes com ele, mas é fundamental que mantenhamos nossos pés no chão, nossa humildade ( aquela verdadeira tá?). Nossa auto-estima pode ficar alta por um momento, o que não pode é você ficar cronicamente neste estado, porque aí meu amigo, você abre um canal enorme para a frustração entrar, acompanhada da sua amiga, a depressão.

E dizem que a depressão será a doença deste século e será a responsável pela maioria dos afastamentos da empresa. Por que será?

Escreva aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s