Um programa novo de Felicidade

(Padre Jeferson Luis Leme)

Evangelho: Mt 5, 1-12

A-ALEGRIA-DE-VIVER

Falamos tanto de felicidade. Procuramos, buscamos, criamos e nunca estamos satisfeito. Pois bem!!! Essa tal de felicidade está aonde? Quantas coisas realizamos para sermos felizes e não somos. Procuramos a felicidade em todos os lugares e não encontramos. Só que no Evangelho de Jesus Cristo, dá uma dica pra nós em relação à felicidade. As bem-aventuranças nos ensinam a buscar a felicidade em nós mesmos.

Jesus conhecia o coração humano, sedento de felicidade. Todo o homem e mulher quer ser feliz; em consequência, procura a maneira de consegui-lo, segundo o que cada um entende por felicidade: riqueza e dinheiro, êxito e posição social, segurança e amor, poder e domínio, sexo e prazer… etc. Jesus propõe um caminho seguro de felicidade, embora novo e paradoxal.

Nas bem-aventuranças, Jesus estabelece uma inversão total dos critérios mundanos sobre a felicidade. Ele declara felizes, porque já desde agora possuem o Reino e o favor de Deus, todos quantos o mundo tem por infelizes: os pobres e os famintos, os que choram e sofrem, os misericordiosos que sabem perdoar, os retos e limpo de coração, os que buscam a paz e excluem a violência, os perseguidos pela sua fidelidade a Deus.

O que Jesus quer dizer com as bem-aventuranças? Nas bem-aventuranças, a felicidade na vida nunca poderá ser encontrada fora de você mesmo, através das pessoas, das coisas ou dos sistemas (família, sociedade, trabalho). Nada e nem ninguém lhe fará feliz! Não é o carro novo, não é a casa nova, não é a relação nova, não é o emprego novo que lhe fará feliz. Você poderá ter tudo isto e ser imensamente infeliz! Você poderá ter tudo na vida, entretanto não deve colocar para si mesmo, que só será feliz quando obtiver o que pretende materialmente, aquilo o que é transitório e irá um dia desaparecer. Você poderá ser uma pessoa simples, morar numa casinha simples, ter um emprego de pouca projeção e ser imensamente feliz, ou poderá ter muito dinheiro, cargos de destaque nas empresas ou na sociedade, ou um corpo perfeito e ser imensamente infeliz.

A felicidade, quando buscada nas idealizações egocêntricas, fora de si mesmo, lhe fará ser uma pessoa infeliz, insegura e estabelecerá um estado ilusório em sua forma de pensar, que poderá lhe trazer muitas frustrações, fragilizando-lhe emocionalmente, quando você não alcançar o que pretendia. Ninguém e nada lhe farão feliz, se você antes não estiver construindo a felicidade dentro de si mesmo, nos seus ideais de auto-realização empática, nos bons valores, nas suas conquistas morais, na realização daquilo que é construtivo para a vida. Construa a felicidade através daquilo que é real daquilo que nunca desaparecerá, pois sempre terá vida dentro de você! Você pode ter tudo na vida, mas não nasceu para obter a felicidade somente através do ter e nem pelo aparentar ser o que você não é. Você nasceu para ser! Estamos numa escola de amor e desprendimento, pelo servir desinteressadamente a tudo e a todos.

Por isso que as bem-aventuranças é uma dica pra todos nós. As bem-aventuranças de Cristo não são espiritualismo desencarnado, nem passividade alienante, nem resignação fatalista. Ele não as pronunciou para justificar e perpetuar uma classe social de homens e mulheres diminuídos, contentes com a esperança futura. A sua felicidade é presente, mas tem inerente um compromisso pessoal e efetivo com a pobreza e o sofrimento humano. Até a próxima!

Escreva aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s