A utopia da juventude

(Claudia Pedrozo)

tn_620_600_abraco_papa_0108treze

Nesta semana quero aproveitar a visita do Papa Francisco em nosso país e todo furor e revolução que ele causou pelo simples fato de se mostrar uma pessoa autêntica e que vive de acordo com suas crenças. Fiquei impressionada com ele. Mas me impressionou mais o fato do país inteiro se maravilhar porque ele sendo “poderoso” agir de forma simples e autêntica. Estamos tão acostumados com a hipocrisia que caímos de amor quando encontramos alguém autêntico que vive segundo o que prega. É como encontrar uma agulha no palheiro!

Não assisto muito à televisão mas assisti à entrevista que o Papa Francisco deu ao repórter do Fantástico e me encantei com ele, principalmente com sua visão da juventude.

O Papa reafirmou tudo aquilo que repito aqui quase toda semana.

Amei quando ele disse que um jovem que não protesta não o agrada. Foi poética sua descrição da juventude afirmando que “o jovem tem a ilusão da utopia, e a utopia não é sempre negativa. A utopia é respirar e olhar adiante”. O jovem é mais inconsequente, não tem tanta experiência de vida, é verdade. Mas às vezes a experiência nos freia. E ele tem mais energia para defender suas ideias. O jovem é essencialmente um inconformista. E isso é muito lindo! Isso é algo comum a todos os jovens.”

Gostaria de usar as palavras do Papa Francisco para ajudar os pais e os educadores no processo de formação dos adolescentes. Ele nos aconselha a “ouvir os jovens, dar-lhes meios de se expressar, e cuidar para que não sejam manipulados. Porque há tanta exploração de pessoas… há tantos tipos de exploração… Há pessoas que buscam a exploração de jovens. Manipulando essa ilusão, esse inconformismo que existe. E depois arruínam a vida dos jovens… Temos sempre que ouvi-los. Cuidado. Uma família, um pai, uma mãe que não escutam o filho jovem, o isolam, geram tristeza na alma dele. E não experimentam uma troca enriquecedora.”

Pensei em minha experiência profissional e nos jovens com os quais tive o prazer de conviver e com os quais tanto aprendi. Era muito tranquilo trabalhar com eles e me contagiar com todas as utopias, com todas as facilidades que eles viam na resolução de um problema. Era uma energia revigorante da qual sinto falta hoje.Vem à minha lembrança os mil embates que mediei entre os jovens, com suas lógicas e explicações irreverentes e educadores que esqueceram que a irreverência e a transgressão normalmente não devem ser vistas como ofensas pessoais. Quantas vezes ouvi destes jovens o lamento pela solidão e pelo descaso em que viviam (alguns ainda vivem!). Quantas escolhas equivocadas vi acontecerem na busca de reconhecimento e atenção! Quantos “conselhos” dei, a pais e filhos, torcendo pelo melhor, tentando consertar relações desastrosas nascidas no momento da concepção irresponsáveis de alguns.

Ouvindo o Papa neste final de semana, sei que tudo que vivi e fiz não foi em vão.

Ouso aproveitar a sensação deixada por ele de que tudo é possível e que este mundo ainda tem jeito para insistir na ideia de que façamos as mudanças acreditando na força da juventude e entendendo-a como uma “ janela pela qual o futuro entra no mundo” .
Pela força dos nossos bons exemplos despertemos em nossa juventude “as melhores potencialidades para que (o jovem) seja sujeito do próprio amanhã e corresponsável do destino de todos.”

Convido todos vocês a serem utópicos! Respirando, olhando em frente e acima de tudo acreditando e amando!

Um pensamento sobre “A utopia da juventude

  1. belo texto em que é inserido a presença do papa,oescutar a juventude.ela precisa ser ouvida e o papa com seu discernimento,procurou participar,integrar-se a eles,respeitando os jovens que sirva de lição

Escreva aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s