MEDICINA INTEGRAL, UMA VISÃO GERAL

(Maria Helena Fantinati)

medicina integral

Escrever sobre os novos rumos da cura de doenças  no futuro exige que se introduza um novo paradigma na ciência. Segundo o cientista quântico Amit Goswami em seu livro “O Médico Quântico”,  este novo  paradigma  é chamado de Medicina Integral e é fundamentado na física quântica.

Para que se entenda a importância deste assunto é necessário compreender os conceitos descritos abaixo:

Física quântica: é uma ciência baseada no primado da consciência; a consciência é tomada como fundamento do ser(Goswami, 2006).

Consciência: é o fundamento de todo ser. Tudo o mais, inclusive a matéria, é uma possibilidade de consciência. É a consciência que escolhe dentre as possibilidades de realidade (Goswami, 2006).

Medicina Integral: é uma medicina integrativa  que reúne os modelos da medicina tradicional com os modelos da medicina dita alternativa (Goswami, 2006).

Por que se adotar um novo paradigma na ciência?

Apesar de muitos avanços tecnológicos na área da medicina convencional , algumas deficiências vem se revelando ao longo do tempo. Um exemplo claro disto são as doenças crônicas e degenerativas, em que a medicina tradicional não dispõe de um modelo totalmente efetivo, sendo seus procedimentos muitas vezes considerados invasivos e com muitos efeitos colaterais para os pacientes (Goswami, 2006).

Tem-se ainda outro fator agravante que é o fato de ser, muitas vezes, uma medicina dispendiosa. Ainda outro item  importante a ser considerado  é a existência de curas espontâneas de doenças, como o câncer e que não tem explicação pela medicina tradicional (Goswami, 2006).

Segundo o autor citado acima, em contraste com a medicina tradicional, existem vários tipos de medicinas alternativas, que são fundamentadas  em filosofias diversas.

Enquanto a medicina tradicional está baseada em uma filosofia materialista, a medicina alternativa não tem uma filosofia definida e isto, constitui a maior dificuldade para que seja levada a sério pelo meio acadêmico. (Goswami, 2006). É neste contexto que surge uma nova medicina, que reúne todos os modelos de cura sob um  novo paradigma que é  a Medicina Integral e que está fundamentada na física quântica.

Além do físico Amit Goswami, outro autor como Deepak Chopra vem pesquisando os aspectos quânticos de cura dentro do campo na medicina. Em seu livro “a Cura Quântica” ele  destaca alguns casos de cura conseguidos em casos de patologias sérias, nos quais a medicina tradicional esgotou os seus recursos e a cura foi conseguida através da chamada Medicina Integral.

Uma diferença fundamental entre o sistema tradicional e o sistema da nova medicina está no fato de que no primeiro o paciente é tratado mecanicamente, como se fosse uma máquina, ou seja, usando medicamentos alopáticos, de natureza mecânica, com drogas químicas, cirurgias,  transplantes de órgãos e radiação de energia.

Já no segundo sistema, o médico  pratica uma medicina consciente, voltada para as pessoas e não para as doenças.

Este novo sistema de medicina é mais abrangente e  não exclui o processo mecânico tradicional, mas vai mais  além por abranger outras esferas como a vitalidade, a significação mental de eventos e o próprio amor (Goswami, 2006). É de suma importância que os praticantes da Medicina Integral, os chamados médicos quânticos, levem a consciência para a sua prática profissional.

Muitos tipos de medicinas alternativas são  milenares e desde há muito tempo adotam práticas que hoje são consideradas efetivas para a chamada cura quântica. .

Alguns exemplos de práticas da medicina alterantiva são o Reiki, a homeopatia, a medicina chinesa, a medicina ayurvédica, a acupuntura, entre outras e vem sendo muito estudadas atualmente.

Existe uma tendência mundial em aceitar que estes novos métodos de cura são eficientes e talvez, em um futuro próximo, haja uma maior abertura para que sejam utilizados, trazendo  maiores benefícios para o paciente.

Até semana que vem!

 

2 pensamentos sobre “MEDICINA INTEGRAL, UMA VISÃO GERAL

  1. Adorei essa materia !!! Espero que a medicina alternativa se sobressaia bastante pois eu acredito muito nela !!

Escreva aqui

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s